27 setembro 2007

Visita Provincial

Caros confrades, Vivat Cor Iesu!
Já iniciamos a visita às comunidades. Desta vez o provincial vem acompanhado do ecônomo provincial. Gostaríamos de realizar um encontro de uma hora, junto com a todos da Comunidade Local e/ou Territorial. Neste encontro basicamente conversamos sobre três (3) pontos acentuados pelo Superior Geral:I. Espiritualidade e Comunidade – com enfoque no:a) Projeto de vida e apostolado (ter presente);b) Vida de oração e encontros de partilha na comunidade; retiros.II. Caixa Comum, Participação das paróquias, Plano de Saúde e AposentadoriaIII. Missão: SAV, MDJ, Leigos Dehonianos, Ação Social.
É um momento também para um diálogo pessoal como o provincial. Caso não seja possível a visita no dia marcado, comunicaremos.Obrigado pela acolhida e colaboração.

Fraternalmente,
Curitiba, 16 de setembro de 2007
Pe. Léo Heck, scj - Superior provincial

setembro
03 a 07 - Mato Grosso
10 a 12 - Rio Negrinho
13 - São Bento do Sul
16 e 17 - Corupá
17 a 19 - Jaraguá do Sul
20 - Joinville
21 - Brusque
24 - Curitiba
27 - Boa Vista do Buricá
28 - Independência/ Tuparendi
29 - Candelária / Crissiumal
30 - Seminário Crissiumal

outubro
03 - Brusque (Paróquia)
04 - Botuverá / Vidal Ramos
05 - Casa Padre Dehon
06 - Guabiruba / Canasvieiras
07 - Canasvieiras / Armazém
08 - Armazém
09 - São Martinho / Vargem Grande
11 a 15 - Taubaté
19 a 31 - Roma

Nota de falecimento: Ir. Claudio Mallman

Faleceu na madrugada desta quinta-feira, dia 27 setembro, o ir. Cláudio Mallmann. Morava no Seminário de Corupá.
Ir. Cláudio nasceu no dia 18 de outubro de 1919 e professou seus votos religiosos no dia 20 de dezembro de 1939.

O sepultamento será hoje, dia 27, às 17h, no Seminário de Corupá.
Nasceu em Campinas das Missões, RS, filho de João Mallmann e Ana Florentina Kunst. É irmão do P. Emílio Mallmann, membro da BC.Após alguns meses do postulantado em Corupá, Ir. Cláudio fez o noviciado em Brusque, tendo professado como irmão em 20 de dezembro de 1939, em Brusque. Lá permaneceu trabalhando até 1942 quando foi transferido para Taubaté. Em 1945 foi para a Paróquia de São Judas Tadeu, São Paulo, e ali freqüentou um curso de alfaiate. Passou o resto do ano na casa do então noviciado, em Castro, PR, e passou a confeccionar as batinas para seus confrades. Passou o ano de 1946 em Taubaté e o de 1947 em Brusque. Em 1948, depois de alguns meses em Corupá, vai morar no orfanato S. Judas Tadeu. Volta para Corupá no início de 1942. Em 1954 é transferido para Rio Negrinho, sempre dedicando-se ao trabalho de alfaiate. Em 1968 passa a trabalhar no provincialado, em São Paulo. Em 1969 está de volta a Corupá e passa a ocupar-se da administração econômica da casa. Permanece em Corupá até o fim de seus dias.

14 setembro 2007

BM em Foco - setembro 2007

P. Hélio Feuser viajou para Roma dia 20 de agosto. Ele vai participar do curso para formadores, com duração de um ano, ao cabo do qual possivelmente passará uns meses nos Estados Unidos para aprender inglês.
P. Léo Heck, superior provincial, viajou dia 25 para o Maranhão, em visita aos confrades da BM que atuam naquele distrito: PP. Mário Maestri, Dário Paloschi, Inâncio Dalcin e Cesar Augusto Hammes. Em Imperatriz, P. Léo deverá encontrar-se com todos, pois haverá reunião do Distrito naquela cidade. Logo em seguida, ele emenda viagem ao Mato Grosso. Em ambas estará acompanhado do provincial da BC, P. Paulo Hülse. No Mato Grosso trabalham os padres João Selhorst, Maurídio Weber, Afonso Molinari e Gervásio Linke.

Rádio Difusora
Dia 24 de agosto, em Florianópolis, foi finalmente assinado o termo de cessão da Rádio Difusora de Joinville por parte da antiga proprietária em favor da Província.

Párocos e vigário paroquiais
De 20 a 22 de agosto aconteceu, em Jaraguá do Sul, mais um encontro de párocos e vigários paroquiais. P. Nestor Eckert assessorou o encontro falando como funciona e qual a função de uma OSCIP. Foi repassado, em resumo, o conteúdo do curso para párocos, que aconteceu em Buenos Aires.