28 maio 2008

Estágio Vocacional em Rio Negrinho SC (BM)

O Seminário São José, de Rio Negrinho, norte de Santa Catarina, está promovendo mais um estágio vocacional.
Quando: 13,14 e 15 de junho
Chegada: até às 18 horas do dia 13/06
Término: após o almoço do dia 15/06
O que trazer: material de toalete, toalha de banho, roupa de cama e para esporte.
Trazer junto a contribuição de R$10,00.

Este estágio é para quem está interessado em conhecer nosso estilo de vida, e que esteja cursando 8ª série ou 1º ano do Ensino Médio. Jesus não escolhe os capacitados, mas sim, capacita os escolhidos. É importante querer de coração estar mais próximo de Jesus e amá-lo de todo coração porque Ele nos amou primeiro. No mais, desde já agradecemos sua atenção e aguardamos sua resposta de confirmação para o estágio. Seja bem Vindo!


Querido jovem
Vocação é um chamado de Deus. E nós, cristãos, recebemos este chamado ao longo de nossa vida, e desta forma, precisamos estar atentos e ouvir o que Ele quer de cada um de nós. Você, jovem, sentiu este chamado e quer vir até nós, procurar uma resposta.É muito bom ver um jovem que aceita este desafio. É preciso ter coragem para dizer sim a Deus. Em um mundo que valoriza muito mais o ter e o prazer, Jesus nos chama a uma vivência de fé em sua palavra, através de seus ensinamentos, da caridade, da partilha, do amor aos irmãos em busca de um reino de paz. O próprio Papa João Paulo II dizia: não tenhais medo de vos encontrardes com Jesus. E Bento XVI segue a mesma intuição: “Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e dá tudo!!!Você por convite de alguém ou incentivo próprio vem nos visitar para conhecer nosso estilo de vida. Onde nesta visita você irá participar conosco de momentos de oração, trabalhos, brincadeiras e esportes, também conversar com os seminaristas e formadores. Não tenha medo de buscar a Cristo, se é isto que Ele pede: “Coragem, porque Eu venci o mundo” (Jo 13,33).Se você sente-se chamado para o Sacerdócio e à Vida Religiosa e está disposto a visitar nosso seminário aproveite a oportunidade para fazer uma experiência mais perto de Jesus, venha para o próximo estágio.

Informações:Pe. Jairson Hellmann, scj
jairhell@yahoo.com.br

26 maio 2008

Mensagem do Provincial BM para a Festa do SCJ

Caros confrades,

Celebremos dia 30 de maio a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. A liturgia deste dia nos revela que o Deus, desde todo o sempre, nos “escolheu e preferiu”, para ser o “seu povo”; e não foi por mérito nosso e muito menos porque o amamos por primeiro, mas foi “Ele que nos amou e enviou seu Filho como vítima de reparação por nossos pecados” (1Jo 4,10) . Portanto, se é tão grande o amor de Deus, também “nós devemos amar-nos uns aos outros”, É aos pequenos e aos simples que se revela a entranhada misericórdia do Pai. Eles conhecem o seu amor e são consolados n’Ele. É o próprio Jesus Cristo, o Filho de Deus, que no simbolismo do “coração”, nos convida a confiar e a nos entregar plenamente ao seu desígnio de amor e ao seu modo de vida. “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 28-29).

Que a festa do Sagrado Coração de Jesus desperte em todos nós um novo entusiasmo no seguimento de Jesus Cristo, no compromisso missionário e na divulgação da espiritualidade própria do nosso carisma.Recebemos, há poucos dias, a carta do Superior Geral que nos faz insistente convite para despertar, em nível pessoal e comunitário, a atitude de escuta e de disponibilidade generosa, para acolher e cumprir a vontade do Pai expressa no Ecce Venio de Jesus que, segundo P. Dehon, simboliza a nossa consagração na obediência e no serviço da autoridade.Sendo assim, vamos aproveitar a ocasião da festa do Coração de Jesus e o mês de junho, particularmente consagrado a Ele, para aprofundar a reflexão sobre a virtude da obediência e o exercício da autoridade em nossas comunidades. Além da reflexão pessoal, é uma oportunidade para as Comunidades Locais e Territoriais avaliarem o serviço da autoridade e a qualidade da obediência em seus ministérios e serviços. Ocasião propícia, também, para inspirar novas atitudes e melhorar a disponibilidade e o cumprimento da missão que foi confiada.

Como nos lembra o Superior Geral, “vivemos, em toda a Congregação, um tempo especial de discernimento com a realização dos capítulos provinciais e a preparação ao XXII Capítulo Geral.” De particular importância se reveste o nosso Capítulo Provincial por ser o primeiro Capítulo ordinário desde a nova criação da Província BM. Com certeza, todos já se debruçaram com responsabilidade sobre os temas de estudos. Pedimos agora a intensificação das orações de todos, para que dóceis ao Espírito Santo e atentos aos sinais dos tempos, saibamos discernir os caminhos do porvir.Durante o mês de junho, mês que para nós se reveste de uma particular importância, é uma ocasião propícia para aprofundar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus em nossas casas de formação e nas paróquias. O povo tem sede e deseja beber da genuína fonte de água viva, a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus. Assim sendo, peço encarecidamente, para que se promovam as devoções típicas desta espiritualidade: vigílias, adorações eucarísticas, coroas do Coração de Jesus; ladainha do Sagrado Coração de Jesus; entronização da imagem do Sagrado Coração de Jesus nas casas e a divulgação em geral da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus.

Os capitulares, durante o mês de junho, deverão se reunir para ler a síntese e aprofundar a reflexão da proposta capitular. Os delgados se agruparão por setores, facilitando, assim a participação. 1. setor Curitiba; 2. setor da Serra; 3. setor Jaraguá (Corupá e Joinville); 4. setor Brusque; 5. setor Sul de SC (+Rio do Sul); 6. Setor RS.

Lembro ainda que em julho será realizada a 2ª etapa da MDJ, em Botuverá. Para este importante compromisso incentivamos a participação dos padres, fratres, seminaristas e leigos de nossas paróquias. Inspirados em nossa carisma e na insistência do Documento de Aparecida, estejamos prontos para “ir em missão”, na certeza de que o Senhor mesmo, estará conosco.

Termino esta mensagem com um louvor e o agradecimento especial por todas as atividades desenvolvidas, até o presente momento, ao longo deste semestre.Que o Sagrado Coração e o Puríssimo Coração de Maria abençoem largamente a todos, dando saúde, paz e alegria no cumprimento da missão que nos foi confiada.

In Corde Jesu!
Padre Léo Heck scj
Superior Provincial BM
Curitiba, 25 de maio de 2008