17 dezembro 2008
Ordenação Sacerdotal - Luciano Toller, scj
12 dezembro 2008
Nota de falecimento
O corpo está sendo velado na Capela Sagrado Coração de Jesus, no bairro Guarani, na cidade de Brusque – SC. A missa de despedida será dia 12/12, às 15 h, seguida do sepultamento no cemitério da mesma comunidade.
Fonte: Faculdade São Luiz
04 dezembro 2008
Transferências 2009
Curitiba - Sede Provincial e Esic
Entra: p. Lindolfo Neves Braga
Rio Negrinho - Seminário
Saem: p. Tarcísio D. Feldhaus e fr. Maicon
Entra: p. Sérgio L. Costa (diretor)
São Bento do Sul - Oxford
Sai: p. Vilson Comandolli
Entra: p. Pedro Brentano (vigário paroquial)
Corupá - Seminário
Sai: fr. Zaqueu Suzek
Entra: fr. Luiz M (neoprofesso)
Corupá - Paróquia
Sai: p. Pedro Brentano
Jaraguá do Sul - Nereu Ramos
Sai: p. Irmundo Stein
Entra: p. Donizeti Queiroz (pároco)
Jaraguá do Sul - São Sebastião
Sai: p. Sérgio Costa
Entram: p. Paulo Riffel e p. Irmundo R.Stein (vigários)
Noviciado
Sai: p. Donizeti Queiroz
Entra: p. Mario Tito Angioletti (mestre de noviços)
Joinville - Paróquia
Saem: p. Aléssio Rosa e p. Vilmar Feuser
Entram: p. Claudionor Schmitt (pároco) e p. Mário Peixe ( vigário)
Brusque - Paróquia
Sai: p. Carlos Nocolodelli
Entram: p. Olindo Smaniotto e p. Aléssio da Rosa* (vigários)
Brusque - Casa Padre Dehon
Sai: p. Daniel (BC)
Entra: p. Luciano Toller (ecônomo)
Guabiruba - Paróquia
Sai: p. Claudionor
Entra: p. Vilson Comandolli (pároco)
Rio do Sul - Paróquia
Sai: p. Mário Peixe
Entra: p. Carlos Nicolodelli (pároco)
Crissiumal - Seminário
Sai: fr. Rodinei
Entra: p. Magnos Canepple
Crissiumal - Paróquia
Sai: p. Paulo Riffel
Entra: p. Vilmar Feuser (pároco)
Nova Candelária - Paróquia
Sai: p. Olindo Smaniotto
Entra: p. Nestor Eckert (pároco)
Boa Vista do Buricá - Paróquia
Sai: p. Nestor Eckert
Entra: Diác. Marcio Auth
Mato Grosso
Sai: p. Gervásio Link
Taubaté SP
Entram: fr. Zaqueu, fr. Maicon, fr. Rodinei, fr. Moisés e fr. Cleber Sanches
Uruguai
Sai: Geferson Schmitz
Entra: fr. Régis (neoprofesso)
Alemanha
Saem: fr. Márcio Auth e fr. Cleber Sanches
Entra: p. Tarcisio Feldhauss
Barretos SP
Entra: p. Gervásio Link
Obs.: Todos deverão estar em suas novas atividades até a primeira semana de fevereiro de 2009.
Cursos:
- Farão especialização, mestrado ou pós graduação em 2009: p. Aléssio da Rosa, p. Arildo Ferrari, p. Ari Erthal, p. Cláudio Piontkewicz, p. Silvano da Costa, fr. André Borges
- Escola de Formadores: p. Jairson Hellmann p. Magnos Canepple e p. Luciano Toller
- Counseling (Aconselhamento): p. Vilson Comandolli
02 dezembro 2008
Informes do Conselho Provincial
Com o consenso de seu Conselho, o Superior provincial efetuou as seguintes nomeações:
Seminário São José de Rio Negrinho:
P. Sérgio Luís da Costa, Superior e Diretor; 1º conselheiro: P. Jairson Hellmann; 2º conselheiro: P. João Sebastião Boeing.
Noviciado Nossa Senhora de Fátima:
Superior e Mestre de noviços: P. Mário Tito Angioletti; 1º conselheiro: P. Marco Antônio Rodrigues; 2º conselheiro: Ir. Alfredo Engel.
Calendário da sucessão provincial
Em julho de 2009 termina o mandato do atual governo provincial. Ficou estabelecido o seguinte calendário para o processo sucessório: Dia 5 de fevereiro, a secretaria provincial envia a 1ª consulta, para superior provincial e conselheiros; até 7 de março as respostas devem estar na sede provincial; 10 de março, apuração; segue-se a 2ª consulta, para superior provincial; até 30 de março todos devem despachar sua resposta. Tão logo seja nomeado o superior provincial encaminha-se a 3ª consulta, para conselheiros; os religiosos terão 20 dias para enviar a 3ª consulta a Roma ou à sede provincial. Foi nomeada a seguinte comissão apuradora: PP. Anésio Dalcastagner, P. Cícero Murara e P. Gilberto Miranda.
Assembléia de 2009
Foi marcada para ser realizada na Casa Padre Dehon, Brusque nos dias 27 a 30 de julho de 2009 e terá como temas a revisão do Plano Trienal, a MDJ, a PV. A Comissão que coordenará os estudos do Plano Trienal ficou assim constituída: PP. Hélio Feuser, Cláudio Piontkewicz, Aléssio da Rosa, Arildo Ferrari, Sildo da Costa e Rubens Rieg. Os passos a serem dados são os seguintes: a comissão elabora um questionário; as comunidades respondem ao questionário; as assessorias estudam as respostas da respectiva área; a comissão elabora o instrumentum laboris a partir das sínteses das assessorias.
Comunidade Territorial RS
Em 2003 foi criada a Comunidade Territorial RS compreendendo as casas de Boa Vista do Buricá, Tuparendi e Independência. Os religiosos daquela comunidade pedem sua supressão alegando que o antigo setor do RS continuou a funcionar como um bloco coeso e a criação desta comunidade nada acrescentou nem alterou vindo a ser uma entidade inútil. O Conselho aprovou sua supressão que deverá ser pedida ao Superior geral
Missionários para a Alemanha
Três padres do Brasil seguirão para a Alemanha no início de 2009: P. Tarcísio Feldhaus (BM) P. Demetrius Cavalcanti (BC) e P. Reinaldo Braga (BC).
P. Tarcísio se despede de Rio Negrinho no dia 10 de dezembro e viaja no dia 15 de janeiro. Ele renunciou ao cargo de conselheiro provincial e não será substituído.
Ordenações e Jubileus
O Diácono Luciano Toller será ordenado no dia 13 de dezembro de 2008, às 18:00h na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Pirabeiraba, por D. Antônio Wagner da Silva. Ele celebra a primeira missa na mesma igreja no dia 14, às 9:00h.
O Diácono José Magnos Baron Caneppele será ordenado na paróquia Três Mártires, de Crissiumal, no dia 10 de janeiro de 2009 às 19:30. O ordenante será D. Vital Chitolina. No dia 11 ele celebra a Primeira Missa na capela de Vila Planalto, Crissiumal, às 10:00.
Jubileus
Dia 7 de dezembro P. João Selhorst celebra seu Jubileu de 25 anos de sacerdócio. A Missa será às 9:30 no Recanto Sagrada Família de Tabaporã. A data da ordenação é dia 10.12.
Dia 17 de dezembro P. Irineu Brisch festeja 25 anos de sacerdócio. A comemoração será às 20:00 na Matriz São José de Boa Vista do Buricá.
Mensagem do Superior Provincial
Terminamos o ano de 2008 com dois acontecimentos que irão deixar marcas profundas em todos nós: a macro-crise econômica, que mostra uma vez mais as incongruências e injustiças do sistema econômico mundial; e a catástrofe que se abateu sobre o povo catarinense com as recentes enchentes em toda a extensão do litoral. Não bastasse o desastre da falta de planejamento, transparência e honestidade na administração dos bens e recursos econômicos, em benefício de todos os povos, a natureza também tem dado mostras de que não suporta mais tanta agressão e descaso. Catástrofes climáticas se sucedem por toda parte, como se fossem gritos da mãe terra em agonia.
Iniciamos o Advento com estes dois alertas, verdadeiros chamados a uma conversão pessoal e coletiva. Estamos todos no mesmo barco. Ou mudamos ou mudamos... Não temos outra escolha. O momento é oportuno. O Advento traz em si uma proposta radicalmente nova de relacionamento entre as pessoas e os grupos humanos. É tempo de conversão e esperança.
Aconteceu algo nestes dias que nos dá a certeza de que um mundo novo é possível. É esta imensa corrente de solidariedade que brota espontaneamente entre o nosso povo, quando grandes catástrofes se abatem sobre parte da sociedade. Cenas de solidariedade e verdadeira humanidade foram exaustivamente veiculadas pelos telejornais. A comoção e o sentimento que algo deve e pode ser feito em benefício da coletividade é prova de que nem tudo está perdido. Se o sentimento de pertença à mesma espécie move tantos a praticar gestos de altruísmo e solidariedade, quanto mais será possível fazer se o que nos move é um profundo amor a Deus e aos irmãos. É com esta disposição que queremos preparar-nos para o santo Natal.
Se acreditarmos que “tudo concorre para o bem dos que amam a Deus”, podemos tirar uma lição desta tragédia. A solidariedade como uma nova forma de relacionamento é possível e já está presente. O Reino de Deus já se faz presente em nosso meio apesar das contradições com as quais nos deparamos. Vivemos numa sociedade que prioriza o lucro, o poder, a dominação, com a conseqüente exclusão de grandes parcelas da humanidade das benesses produzidas. Não se distribuem os lucros das conquistas com os mais pobres, mas basta que venha uma crise para partilhá-la imediatamente com os menos favorecidos. É o que estamos assistindo nos dias de hoje com a crise econômica mundial. De outra parte vemos como gente simples e humilde, que não tem o suficiente para si, é capaz de gestos de partilha, que fazem a festa da fraternidade.
Portanto, nem tudo está perdido. O tempo litúrgico do Advento faz-nos viver profundamente este aspecto da presença-ausência do Reino. Reaviva em nós a esperança de um futuro melhor dentro de um mundo que parece estar se deteriorando cada vez mais. Reanima a nossa coragem: os nossos esforços por uma vida digna, por uma sociedade fraterna e solidária. Reaviva o nosso amor e desejo de recomeçar a vida que nem mesmo a fúria da natureza consegue abalar. Alguém espera por nós no ponto de chegada, e já se faz presente como companheiro de caminhada: o Senhor Jesus, que se fez um de nós e nos amou sem medida dando a própria vida, para que tivéssemos “vida em abundância”. “Vem, Senhor Jesus!”
Advento é um tempo apropriado para fomentar a esperança, uma esperança que transcende o limite das necessidades materiais e imediatas, uma esperança que inclui uma visão de mundo, de tempo e espaço onde é possível a partilha, a justiça e o amor, o equilíbrio da vida e da criação de Deus.
Ao findar de mais um ano, e na trilha da esperança, agradeço de coração todo o trabalho e a vida partilhada nos mais diversos trabalhos e ministérios. Para os que deixam algum apostolado e assumem outro serviço, que o façam em espírito de desprendimento e disponibilidade própria dos dehonianos. Que mais uma vez o Advento e o espírito natalino nos encham de alegria e esperança.
Invoco para religiosos, seminaristas, funcionários, benfeitores e paroquianos as maiores bênçãos do Menino Deus. Muita alegria, saúde e paz para todos.
Um Feliz Natal e um Próspero Ano de 2009
Pe. Léo Heck, scj
Superior Provincial
27 novembro 2008
Nota de Solidariedade BM
Vimos com comoção as manifestações e os gestos de solidariedade prestadas pelas pessoas e pelas nossas paróquias, colocando à disposição as suas instalações, em favor dos desabrigados.
Convocamos todos os confrades dehonianos das demais paróquias, para que, junto com os seus paroquianos e todas as pessoas de boa vontade, formemos um grande mutirão de ajuda e socorro aos flagelados.
Que o povo Catarinense possa, mais uma vez, superar os desafios das enchentes, fortalecido pela fé que o caracteriza e pela generosidade de todos.
Curitiba, 27 de novembro de 2008
Pe. Léo Heck, scj
Superior Provincial
Pe. Odilo Lewiski, scj
Secretário Provincial
13 novembro 2008
Falecimento: pai de Dom Vilson Jönck, scj
O sepultamento de José Jönck, será as 17 horas de hoje, 13, em Vidal Ramos, SC.
31 outubro 2008
Diaconado na BM
Eles serão ordenados diáconos no dia 8 de fevereiro de 2009, em Brusque SC. Márcio Auth e Cleber Sanches deverão permanecer no Brasil em 2009. Cleber Sanches fixará residência na sede provincial a partir de novembro e em fevereiro prosseguirá seus estudos em Taubaté.
Comissão para as missões visita Porto Velho RO
No dia 13 de outubro, P. João Selhorst e P. Odilo Leviski partiram de Cuiabá em direção a Porto Velho. Durante a viagem visitaram as famílias de dois seminaristas dehonianos e de outros dois candidatos, todos eles residentes no estado de Rondônia.
Em Porto Velho logo se encontraram com D. Moacyr Grechi que mostrou muito entusiasmo e esperança com a oferta. A cidade conta 450.00 habitantes que poderiam duplicar em 5 anos com a construção das duas hidroelétricas no rio Madeira e com outros investimentos previstos para a área.
Em seguida os dois emissários visitaram aquela que poderia ser a futura paróquia dehoniana em bairro à esquerda da BR 164, na entrada da cidade. Trata-se de bairro pobre, de periferia, com imensos galpões e outras edificações sendo construídas ao longo da BR. No território da paróquia situa-se o seminário diocesano. O terreno é grande e tem só a igreja, faltando casa paroquial, expediente e centro pastoral. A catequese é dada num colégio da diocese, cedido ao município. Além de algumas comunidades urbanas, a paróquia terá duas comunidades rurais.
No dia seguinte tiveram outro encontro com o Arcebispo no qual ficou bastante claro que os dehonianos começariam pela capital, podendo, mais tarde, estender sua colaboração ao interior da Arquidiocese.
D. Moacyr deve apresentar a proposta dehoniana a seu conselho presbiteral.
A visita aos seminaristas deixa claro o potencial vocacional do estado. Eles moram em Porto Velho, Ariquemes, Brasilândia do Oeste e Cerejeiras do Oeste. Descobriram a Congregação pela Internet ou pela televisão.
29 outubro 2008
Visita do superior provincial e vice da Alemanha
21 outubro 2008
Jubileu do irmão Alfredo Engel, scj
Ir. Alfredo, é natural do pequeno município de Piritiba, em Santa Catarina. Atualmente Ir. Alfredo reside no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, e ocupa o cargo de ecônomo da casa. Trabalho esse que exerce com muita competência, pois durante esses 50 anos de vida religiosa sempre ocupou cargos de administração, seja em seminários como também na fábrica de velas São Judas Tadeu, em São Paulo.
12 outubro 2008
Nota de falecimento: pe. Pedro Paloschi, scj
Haverá Missa de corpo-presente às 14h de hoje, (domingo - 12/10), na Matriz São Sebastião, em Jaraguá do Sul.
Na segunda-feira, dia 13/10, missa de exéquias às 15h em Botuverá SC, seguida do sepultamento.
P. Pedro Paloschi nasceu dia 13 de novembro de 1943 em Botuverá, SC, filho de César Paloschi e Ana Borges Paloschi. Entrou no seminário de Rio Negrinho em 1956, passando a Corupá no ano seguinte. Fez o noviciado no ano de 1964, em Jaraguá do Sul, onde professou a 2 de fevereiro de 1965. Cursou Filosofia em Brusque nos anos 1965-1966, e teologia, em Taubaté, nos anos 1967-1971.
Foi ordenado em Botuverá dia 12 de dezembro de 1970.
Seu primeiro campo de trabalho foi a paróquia de Cianorte PR na condição de vigário paroquial. Em 1973 foi nomeado pároco da mesma paróquia. Em 1977 é pároco da paróquia de S. Luís, em Brusque. Em 1983 passa a exercer a mesma função em Joinville. Em 1985 é pároco da Candelária, São Paulo. Em 1993 é vigário paroquial de São Sebastião, Jaraguá do Sul. Em 1995 é pároco de São Judas Tadeu em Terra Boa, PR. Em 1999 assume a paróquia de Guabiruba. Em 2006 é vigário paroquial de S. Sebastião, Jaraguá do Sul.
30 setembro 2008
Retiro de párocos e vigários dehonianos da BM
29 setembro 2008
Museu em homenagem ao Pe Antonio Echelmeyer em Jaraguá do Sul
No dia 13 de setembro foi inaugurado um pequeno museu que reúne objetos que pertenceram ao Pe. Antônio Echelmeyer (SCJ), falecido em 1985,
O acervo é composto pela batina, casula, estolas, missais, livros, terço, máquina de escrever, fotos e demais objetos de utilidade de Pe. Antônio, que permaneceram como “relíquias” à comunidade. O primeiro microfone que adquiriu na década de 60 encontra-se entre os pertences.
A iniciativa foi de Giuliano S. Berti, do Circolo Trentino di Nereu Ramos, incentivados pelo Pároco, Pe. Irmundo Rafael Stein (SCJ).
Ao final da missa do dia 13, às 19h, o Pe. Francisco Sehnem (SCJ) deu a bênção sobre o pequeno museu, situado atrás do túmulo de Pe. Antônio, no interior da Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Foi mais uma homenagem ao religioso, neste ano de 2008, onde completam-se os 95 anos de seu nascimento na Alemanha.
11 setembro 2008
Nota de falecimento: pe. Roque José Schmitt
Entrou no seminário de Corupá em 1932. Em 1938 fez a noviciado em Brusque onde professou a 16 de fevereiro de 1939. Ali mesmo cursou a Filosofia. Em agosto de 1940 foi a Corupá como professor. Em Taubaté cursou a Teologia de 1943 a 1946.
Após a ordenação, voltou a Corupá como professor e formador. Em 1955 foi nomeado reitor do Convento de Taubaté. Em 1959 foi para a paróquia de Vila Maria, em São Paulo. De 1960 a 1963 foi diretor do Colégio Dehon, de Tubarão. Voltou então para Vila Maria,onde foi nomeado superior da comunidade em 1964. Ficou no cargo até 1968 quando, após sofrer cirurgia do coração, em 1967, foi de novo diretor do Colégio Dehon até 1970. Nos dois anos seguintes acompanhou a construção do novo convento de Taubaté. Em 1973 foi ser vigário paroquial em Varginha e, três anos mais tarde, exerceu a mesma função na paróquia de Vista Verde, em São Jose dos Campos. Em 1976 é pároco do Parque Industrial, na mesma cidade. Deixa a paróquia em 1978 para ser capelão das Irmãs Missionárias. No fim do ano vai a Varginha acompanhar a construção da nova igreja do Espírito Santo. Depois de passar o ano de 1980 em S. José dos Campos, vai acompanhar a construção da Casa Padre Dehon, de Brusque. Em 1983, após um período em Roma, passa a residir no Convento de Taubaté, dedicando-se à pastoral. Torna-se capelão das Irmãs em S. José dos Campos em 1985, voltando a Taubaté dois anos mais tarde. Após um ano em Taubaté, volta a trabalhar na paróquia do Parque Industrial. Em 1989 passa a residir na Casa Padre Dehon, em Brusque e dedica-se ao atendimento espiritual. Em 1992 passa para a paróquia de São Judas Tadeu, em São Paulo e, dois anos mais tarde, vai para Vila Maria, sempre na condição de vigário paroquial. Em 1995 é transferido para a paróquia São Luiz Gonzaga, de Brusque, como vigário paroquial.
P. Roque foi conselheiro provincial de 1953 a 1959.
01 setembro 2008
Estágios Vocacionais na BM
10 a 12 de outubro
De 22 a 24 de agosto aconteceu o estágio vocacional no Seminário São Miguel. Chegando na sexta-feira a partir do meio-dia até domingo fim de tarde, 15 jovens participaram. Destes, 10 manifestaram boa disposição para no próximo ano serem seminaristas em nossa casa. O término do estágio coincidiu, propositalmente, com o II Despertar que, como o primeiro, foi de grande participação por parte dos jovens.Tivemos grande incentivo dos párocos do RS, tanto para os encontros do Despertar, quanto para o estágio vocacional.Durante o II Despertar, além dos jovens que estavam concluindo o estágio vocacional, outros jovens manifestaram o desejo de também fazerem um estágio em nossa casa. Além das cinco paróquias dehonianas no RS presentes no II Despertar, também estiveram conosco jovens de Tiradentes do Sul e Três de Maio.Partindo do desejo dos jovens, acreditamos que para o segundo estágio vocacional, o número de participantes aumente significativamente, que ocorrerá de 10 a 12 de outubro, e, conseqüentemente, o de candidatos para o próximo ano.
Também o III Despertar já está marcado: 12 de outubro. Conforme avaliação escrita dos jovens participantes, a grande maioria quer fazer também o terceiro encontro que, como os outros, será no seminário.
Nossa prece e atenção em favor destes que o Senhor quis chamar (cf. Jo 15, 16).
Do Seminário de Crissiumal,Fr. Rodinei Eiselt, scj
Rio Negrinho SC
12 a 14 de setembro
No dia 12 de setembro, com início às 18h terá início o estágio para vocacionados no seminário de Rio Negrinho. O término será com o almoço no dia 14. Informações com P. Jairson Hellmann: jairhell@yahoo.com.br
15 agosto 2008
Primeira profissão religiosa - fr. Cristiano Gress
14 agosto 2008
Livro de pe. Vilsom Comandolli,scj
A obra trata de assuntos de espiritualidade cristã; são assuntos abordados de forma simples e prática, que procuram ajudar a cultivar uma boa vida espiritual.
O objetivo é evangelizar através de mensagens de fé, de orações e de informações sobre Bíblia, destinando-se ao povo em geral, às pessoas que desejam melhorar sua vida de fé ou sua vida espiritual.
O livro não visa lucro. Os eventuais rendimentos terão o seguinte destino: parte fica no local de venda, parte para cobrir gastos(gráfica) e parte para as obras vocacionais da Igreja (Província BM, etc).
O prefácio foi escrito pelo Bispo de Joinville, Dom Irineu Roque Scherer e a apresentação foi feita pelo Superior Provincial BM dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Pe. Leo Heck.
O valor do livro é de R$ 12,00 e pode ser adquirido em alguns locais:
- Secretaria da Paróquia Nossa Senhora Aparecida , Oxford, São Bento do Sul SC: (47)3635-1167
- Secretaria da Paróquia Puríssimo Coração de Maria, centro, São Bento do Sul SC.
- Secretaria da Paróquia Santo Antônio, de Rio Negrinho SC
- Livraria do Santuário SCJ, em Joinville SC ( Bucarein )
- Livraria Catedral, em Joinville SC ( Centro )
- Livraria Arca da Aliança, em Joinville SC ( Centro )
11 agosto 2008
Reforma na igreja de Nereu Ramos - Jaraguá do Sul SC
Segundo o Pe. Irmundo, a data é também histórica, pois, justamente na solenidade da Assunção de Maria, em 1947, deu-se a bênção da pedra fundamental para a construção desta Igreja, com Dom Pio de Freitas. Mais tarde, na mesma solenidade, no ano de 1952, ocorreu a inauguração. E agora, em 2008, a bênção da reforma.Deve-se muito à intercessão de Nossa Senhora e do saudoso Pe. Antônio Echelmeyer (SCJ), dedicado líder e construtor da Igreja Nossa Senhora do Rosário, e também ao Pe. Aloísio Boeing (SCJ), grande conselheiro.
Realmente, estes trabalhos estão ficando muito bons. Tanto internamente, como também o externo. Todos são convidados a visitar a Igreja Nossa Senhora do Rosário, e também rezar no túmulo do Pe. Antônio e do Pe. Aloísio.
O povo de Nereu Ramos tem grande devoção à Nossa Senhora do Rosário. É invocada como padroeira a mais de um século. A primeira capela da localidade era de madeira, datada do ano de, aproximadamente, 1900. A segunda, de 1918, era de alvenaria. Esta atual é, pois, a terceira Igreja católica de Nereu Ramos.
Texto: Comunidade N. S. Rosário - Nereu Ramos
08 agosto 2008
Noite Festiva do Seminário de Rio Negrinho.
É possível adquirir bringo nas Comunidades Santa Rita e Nossa Senhora Aparecida, Lú Cosméticos, Escola Wizard e na Igreja Matriz.
Na sexta, dia 15 de agosto, acontece, a partir das 9h, a venda de cucas, bolos, pães e doces, no mesmo local.
A Congregação dos Padres SCJ, através do Seminário de Rio Negrinho, agradece desde já todos os benfeitores e colaboradores desta Noite Festiva.
05 agosto 2008
P. Eloi Koch é homenageado em Brusque
Primeira profissão religiosa
28 julho 2008
Capítulo Provincial da BM
26 julho 2008
Abertura do semestre - Faculdade São Luiz
25 julho 2008
Livro sobre a vida de pe. Echelmeyer scj
Seu autor, Giuliano S. Berti, sente-se feliz e grato a Deus por ter-lhe concedido a graça de pesquisar e escrever a vida de Padre Antônio. A obra está fazendo um grande bem espiritual para a população de Nereu Ramos e região, bem como para a Congregação e a Igreja.
Muitas pessoas merecem reconhecimento por sua contribuição no resgate da vida de Padre Antônio. Porém, sem dúvida, o maior divulgador e incentivador é o Padre Irmundo Rafael Stein (SCJ). Segundo ele, “Frutos de um sim, traz viva a vida e as obras de Padre Antônio Echelmeyer, e, através deste, o Padre Antônio continua ainda mais vivo e presente entre nós”.
O livro “Frutos de um sim” foi solenemente lançado no Seminário SCJ de Corupá, no dia 04 de maio, e, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, no dia 10 de maio. O próprio autor, Giuliano, a pedido de Padre Irmundo, entregou exemplar nas mãos do Superior Geral, Padre José Ornellas, quando da visita a Roma.Quem quiser adquirir o livro, deve entrar em contato com o Padre Irmundo, na casa paroquial de Nereu Ramos, (47) 32756-1002
13 julho 2008
MDJ Botuverá: chegou a hora!
10 dias de missão que serão marcados pela alegria! "Que todos tenham vida!" é o grande tema deste ano, reforçando a CF e motivando a todos para realizar uma grande celebração.
Nos encontros de formação, dois temas serão abordados: o Conselho de Pastoral e os Grupos Bíblicos. Na visitação das casas, a bênção especial, lembrando o centenário de criação da Arquidiocese de Florianópolis. Nas celebrações da Missa, a renovação da unidade de toda a comunidade. No sorriso dos missionários, a certeza de que seguir Jesus nos faz viver em alegria.
Esta segunda etapa encerra-se no dia 27 de julho, com missa presidida pelo superior provincial.
03 julho 2008
Despertar Vocacional em Crissiumal RS
O segundo Despertar no Seminário já está agendado e os jovens convocados: 24 de agosto será a segunda dose. O projeto é convidar os jovens que estiverem decididos a serem nossos seminaristas ano que vem, para depois do terceiro Despertar, fazer um estágio vocacional.Além do Despertar e estágio vocacional, fr. Rodinei, desde o início de ano, integrado na Equipe Diocesana do SAV tem visitado as escolas das cidades da diocese no intuito vocacional. Entre os dias 1º e 4 de julho será a vez de todas as escolas de Crissiumal receber a equipe diocesana.
Assim, animados pela fé no Senhor e tendo presente esses fatos e projetos podemos dizer: “Temos fundadas esperanças de que no ano vindouro teremos um número significativo de seminaristas”.
23 junho 2008
Diocese de Joinville se consagra ao Coração de Jesus
O evento teve início com a celebração da Missa, presidida por pe. Léo Heck, superior provincial BM, que conduziu também a consagração da diocese ao Coração de Jesus.
Após a celebração, aconteceu o show com pe. Zezinho scj, que cantou suas mais conhecidas canções.
12 junho 2008
Seminário de Corupá promove Café Vocacional
O evento, realizado todos os anos no mês de junho, deve receber mais de 1.500 pessoas de toda a região.
O valor do convite é de R$ 12,00. O início está previsto para as 15h.
Conhecido pela qualidade de seus pratos e pela variedade disponível, o Café Vocacional de Corupá tem por objetivo auxiliar na manutenção da casa e no auxílio às vocações dehonianas.
Mais informações pelo fone (47) 3375 1194 ou pelo e-mail agendamento@seminariodecorupa.com.br
09 junho 2008
Jovens religiosos de SC enviam carta a bispos do norte
Cursos de Extensão Universitária em Brusque
. Psicologia da cor – percepção e expressão
O curso irá apresentar as relações entre a ciência das cores em suas diversas manifestações e os construtos da Psicologia da percepção. Terá início em 13 de junho.
. Arquivística – conservação e restauração de livros
O curso fornecerá embasamento teórico e prático sobre preservação e conservação de acervos bibliográficos, os procedimentos adotados bem como a importância de preservar. As inscrições estarão abertas até o dia 22 de junho.
. Iniciações museológicas – noções de Museologia
É destinado principalmente a pessoas que trabalham com documentos, livros, objetos em gerais em museus ou entidades públicas e privadas.
Mais informações: www.faculdadesaoluiz.edu.br ou (47) 3396-7919.Fonte: IRaoPOVO.com.br
28 maio 2008
Estágio Vocacional em Rio Negrinho SC (BM)
Quando: 13,14 e 15 de junho
Chegada: até às 18 horas do dia 13/06
Término: após o almoço do dia 15/06
O que trazer: material de toalete, toalha de banho, roupa de cama e para esporte.
Trazer junto a contribuição de R$10,00.
Este estágio é para quem está interessado em conhecer nosso estilo de vida, e que esteja cursando 8ª série ou 1º ano do Ensino Médio. Jesus não escolhe os capacitados, mas sim, capacita os escolhidos. É importante querer de coração estar mais próximo de Jesus e amá-lo de todo coração porque Ele nos amou primeiro. No mais, desde já agradecemos sua atenção e aguardamos sua resposta de confirmação para o estágio. Seja bem Vindo!
Querido jovem
Vocação é um chamado de Deus. E nós, cristãos, recebemos este chamado ao longo de nossa vida, e desta forma, precisamos estar atentos e ouvir o que Ele quer de cada um de nós. Você, jovem, sentiu este chamado e quer vir até nós, procurar uma resposta.É muito bom ver um jovem que aceita este desafio. É preciso ter coragem para dizer sim a Deus. Em um mundo que valoriza muito mais o ter e o prazer, Jesus nos chama a uma vivência de fé em sua palavra, através de seus ensinamentos, da caridade, da partilha, do amor aos irmãos em busca de um reino de paz. O próprio Papa João Paulo II dizia: não tenhais medo de vos encontrardes com Jesus. E Bento XVI segue a mesma intuição: “Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e dá tudo!!!Você por convite de alguém ou incentivo próprio vem nos visitar para conhecer nosso estilo de vida. Onde nesta visita você irá participar conosco de momentos de oração, trabalhos, brincadeiras e esportes, também conversar com os seminaristas e formadores. Não tenha medo de buscar a Cristo, se é isto que Ele pede: “Coragem, porque Eu venci o mundo” (Jo 13,33).Se você sente-se chamado para o Sacerdócio e à Vida Religiosa e está disposto a visitar nosso seminário aproveite a oportunidade para fazer uma experiência mais perto de Jesus, venha para o próximo estágio.
Informações:Pe. Jairson Hellmann, scj
jairhell@yahoo.com.br
26 maio 2008
Mensagem do Provincial BM para a Festa do SCJ
Celebremos dia 30 de maio a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. A liturgia deste dia nos revela que o Deus, desde todo o sempre, nos “escolheu e preferiu”, para ser o “seu povo”; e não foi por mérito nosso e muito menos porque o amamos por primeiro, mas foi “Ele que nos amou e enviou seu Filho como vítima de reparação por nossos pecados” (1Jo 4,10) . Portanto, se é tão grande o amor de Deus, também “nós devemos amar-nos uns aos outros”, É aos pequenos e aos simples que se revela a entranhada misericórdia do Pai. Eles conhecem o seu amor e são consolados n’Ele. É o próprio Jesus Cristo, o Filho de Deus, que no simbolismo do “coração”, nos convida a confiar e a nos entregar plenamente ao seu desígnio de amor e ao seu modo de vida. “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 28-29).
Que a festa do Sagrado Coração de Jesus desperte em todos nós um novo entusiasmo no seguimento de Jesus Cristo, no compromisso missionário e na divulgação da espiritualidade própria do nosso carisma.Recebemos, há poucos dias, a carta do Superior Geral que nos faz insistente convite para despertar, em nível pessoal e comunitário, a atitude de escuta e de disponibilidade generosa, para acolher e cumprir a vontade do Pai expressa no Ecce Venio de Jesus que, segundo P. Dehon, simboliza a nossa consagração na obediência e no serviço da autoridade.Sendo assim, vamos aproveitar a ocasião da festa do Coração de Jesus e o mês de junho, particularmente consagrado a Ele, para aprofundar a reflexão sobre a virtude da obediência e o exercício da autoridade em nossas comunidades. Além da reflexão pessoal, é uma oportunidade para as Comunidades Locais e Territoriais avaliarem o serviço da autoridade e a qualidade da obediência em seus ministérios e serviços. Ocasião propícia, também, para inspirar novas atitudes e melhorar a disponibilidade e o cumprimento da missão que foi confiada.
Como nos lembra o Superior Geral, “vivemos, em toda a Congregação, um tempo especial de discernimento com a realização dos capítulos provinciais e a preparação ao XXII Capítulo Geral.” De particular importância se reveste o nosso Capítulo Provincial por ser o primeiro Capítulo ordinário desde a nova criação da Província BM. Com certeza, todos já se debruçaram com responsabilidade sobre os temas de estudos. Pedimos agora a intensificação das orações de todos, para que dóceis ao Espírito Santo e atentos aos sinais dos tempos, saibamos discernir os caminhos do porvir.Durante o mês de junho, mês que para nós se reveste de uma particular importância, é uma ocasião propícia para aprofundar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus em nossas casas de formação e nas paróquias. O povo tem sede e deseja beber da genuína fonte de água viva, a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus. Assim sendo, peço encarecidamente, para que se promovam as devoções típicas desta espiritualidade: vigílias, adorações eucarísticas, coroas do Coração de Jesus; ladainha do Sagrado Coração de Jesus; entronização da imagem do Sagrado Coração de Jesus nas casas e a divulgação em geral da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus.
Os capitulares, durante o mês de junho, deverão se reunir para ler a síntese e aprofundar a reflexão da proposta capitular. Os delgados se agruparão por setores, facilitando, assim a participação. 1. setor Curitiba; 2. setor da Serra; 3. setor Jaraguá (Corupá e Joinville); 4. setor Brusque; 5. setor Sul de SC (+Rio do Sul); 6. Setor RS.
Lembro ainda que em julho será realizada a 2ª etapa da MDJ, em Botuverá. Para este importante compromisso incentivamos a participação dos padres, fratres, seminaristas e leigos de nossas paróquias. Inspirados em nossa carisma e na insistência do Documento de Aparecida, estejamos prontos para “ir em missão”, na certeza de que o Senhor mesmo, estará conosco.
Termino esta mensagem com um louvor e o agradecimento especial por todas as atividades desenvolvidas, até o presente momento, ao longo deste semestre.Que o Sagrado Coração e o Puríssimo Coração de Maria abençoem largamente a todos, dando saúde, paz e alegria no cumprimento da missão que nos foi confiada.
In Corde Jesu!
Padre Léo Heck scj
Superior Provincial BM
Curitiba, 25 de maio de 2008